Goiânia: Eixo Anhanguera mais seguro

Por Rafael Martins

O RedeMob Consórcio anunciou na última segunda feira (20) que câmeras de segurança serão instaladas em toda a frota da Metrobus, estatal que opera o Eixo Anhanguera e as extensões metropolitanas para Trindade, Goianira e Senador Canedo.

O Consórcio prevê que até maio deste ano sejam instaladas 970 câmeras de segurança nos 134 ônibus do Eixo Anhanguera. Até o momento, 20 veículos já estão equipados com 145 câmeras, e até o fim do mês mais 30 ônibus vão receber os equipamentos; que serão monitorados 24 horas por dia e possui o controle realizado por profissionais que revezam o trabalho em três turnos de trabalho.

Desde o ano passado, os cinco terminais e as estações do Eixo Anhanguera contam com videomonitoramento. Cerca de 300 mil pessoas passam pelo Eixão diariamente e os usuários relatam que os crimes são cometidos sempre pelos mesmos grupos organizados, principalmente nas extensões para Trindade e Goianira. Além dos assaltos dentro dos coletivos, também são relatados arrastões dentro dos ônibus e plataformas de embarque.

Ao todo o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia possui 1.586 câmeras, distribuídas nos 19 terminais e nos ônibus que circulam pela RMTC. Apenas a Viação Reunidas possui câmeras em toda sua frota. Nas demais empresas, somente os 90 ônibus novos apresentados em 2015 contam com os equipamentos. Desta forma, quando é evidenciado alguma atitude suspeita, são acionados os vigilantes ou a Polícia Militar que faz rondas especiais nos terminais e estações.

O RedeMob Consórcio tem convênio com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e possui um posto de atendimento dentro do Centro Integrado de Inteligência Controle e Comando (CIICC) que agiliza o atendimento das ocorrências. A parceria foi iniciada em março de 2014 e, até fevereiro deste ano, já recebeu e encaminhou as autoridades policiais 12.639 denúncias que resultaram em 487 detenções. Os passageiros também podem fazer denúncias pelo Whatsapp através do número 9.8591-8952.