Entorno DF: 31 linhas semiurbanas da Taguatur ganham 50 ônibus novos

A partir do próximo dia 25, quatro localidades do Entorno do DF receberão 50 ônibus novos. Isso porque entra em operação, com frota renovada, a empresa Taguatur Taguatinga Transportes e Turismo Ltda., vencedora da licitação de linhas de Águas Lindas de Goiás, Girassol, Mansões Marajó e Novo Gama (GO).

Linhas – A Taguatur operará 31 linhas semiurbanas, distribuídas da seguinte forma:

Benefícios – A licitação do serviço de transporte semiurbano de passageiros estabeleceu uma série de obrigações às empresas participantes, a fim de definir parâmetros para garantir um transporte de qualidade aos usuários do serviço.

Uma das exigências é a idade da frota em circulação. No primeiro ano de operação, a idade média exigida é de 8 anos e a máxima de 10. No segundo ano, a idade média passa para 6 anos, atingindo 5 anos a partir do terceiro ano de operação. Dessa forma, espera-se uma renovação contínua da frota, fazendo com que haja uma atualização tecnológica constante dos veículos usados no serviço.

Para reduzir falhas durante a prestação do serviço, o edital de licitação também estabeleceu a obrigatoriedade de inspeção técnica veicular periódica, garantindo a segurança dos passageiros.

Outra novidade é o estabelecimento de uma frequência mínima de viagens por linha, que obriga as empresas a realizarem viagens durante todo o dia, tanto nos horários de pico quanto nos períodos de menor movimento.

Avaliação de desempenho – Ainda com foco na qualidade do serviço, a ANTT estabeleceu um sistema de avaliação contínua de desempenho, composto por indicadores que irão medir aspectos como conforto, higiene, cortesia dos funcionários da empresa, confiabilidade na conclusão de viagens, pontualidade, segurança, entre outros.

Monitriip – A grande inovação tecnológica da licitação é o Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros, o Monitriip. O sistema consiste na instalação, em todos os ônibus da frota, de equipamento homologado pela ANTT que fará a transmissão de dados por meio de conexão móvel. Isso permitirá à Agência monitorar todas as viagens realizadas acompanhando, entre outras coisas, o número de pessoas transportadas, as tarifas praticadas, o cumprimento da programação horária e do itinerário.

Para os passageiros, o Monitriip possibilitará mais transparência e informações em tempo real sobre suas viagens, em especial a pontualidade e a regularidade dos serviços.

A Taguatur entra em operação à zero hora do dia 25/2/2017.

Fonte: ANTT