DF: Seguindo alta em ônibus, transporte pirata também fica mais caro

Seguindo o reajuste na tarifa de ônibus de até 25%, o transporte pirata também ficou mais caro no Distrito Federal. De acordo com passageiros que preferem o serviço irregular, a passagem para cidades como Planaltina e Sobradinho aumentou para R$ 5, mesmo preço cobrado nas viagens de longas distâncias do transporte do DF após o reajuste. Em nota, a Secretaria de Mobilidade disse que vai aumentar a fiscalização para barrar o transporte pirata.

Na Rodoviária do Plano Piloto, os veículos têm até ponto fixo para parar, na plataforma superior. Os passageiros, pela rapidez, muitas vezes preferem o irregular. “É o transporte mais rápido para a gente chegar em casa. Mais ágil. E a gente vai em pé também nos ônibus. Se elas aumentaram o preço da passagem tinha que ser pelo menos melhor, mais ônibus”, conta a atendente Yasmine Sousa.

No Eixinho Norte também é frequente a ação dos piratas. Com frequência, carros de passeio, vans e até táxis param nas paradas oferecendo viagens para as regiões administrativas do DF. Em uma parada na quadra 210 da Asa Norte, um ônibus não consegue entrar no recuo da pista por causa dos carros estacionados no local (veja foto). Uma passageira precisou passar entre os carros para conseguir embarcar.

Fonte: G1 DF