DF: Metrô é usado só por 4,9% da população, diz pesquisa da CNT

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que apenas 4,9% da população do Distrito Federal usam o metrô como meio de transporte. O número de passageiros do DF está abaixo de outras capitais como Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que chegam a ter 30% a mais de usuários no sistema metroviário. O DF tem hoje 2,9 milhões de habitantes.

Os dados da CNT apontam ainda que as linhas do metrô de Brasília não suficientes. Segundo a entidade, seriam necessários 54 km de linhas metroviárias para "atender bem a população". Atualmente, o DF conta apenas com uma malha de 39 km de extensão.

De acordo com o pesquisador em transporte professor Carlos Penna, o metrô seria mais usado se houvesse mais opções para os passageiros. "A primeira coisa [para aumentar o número de usuários seria] abrir as cinco estações que estão prontas ou quase prontas. A segunda coisa é colocar em funcionamento todos os 32 trens do metrô", opinou.

"O metrô fica prejudicado por conta dessa mania, desse mau hábito, dessa ilusão de achar que o transporte sob pneus é melhor que o transporte ferroviário", afirmou o professor. "Em todo lugar desenvolvido do mundo, o transporte metroferroviário é o principal. O melhor e o fundamental", completou.

Enquanto os problemas no metrô não são resolvidos, os poucos passageiros desse meio de transporte têm de lidar com filas. "Ontem mesmo a fila não andou. Levou quase 40 minutos para chegar aqui [no vagão]", reclamou o analista de sistemas Jonatas da Silva.

Fonte: G1 DF