Goiânia: Gelateratura é lançada no Terminal Bíblia nesta quinta-feira, 1º

O projeto Gelateratura chega ao Terminal Bíblia, no setor Leste Universitário, nesta quarta-feira, às 9 horas. A geladeira cheia de livros será aberta para empréstimos gratuitos dos exemplares. Essa é a segunda geladeira literária instalada nos terminais de ônibus da Capital. A primeira foi lançada no Terminal Isidória, em outubro. O projeto literário é promovido pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e RedeMob Consórcio em parceria com a Oficina Cultural Geppetto, idealizadora da Gelateratura, e Prefeitura de Goiânia.

Os livros poderão ser retirados gratuitamente para leitura dentro e fora do terminal. Após ler, o cidadão pode devolver o exemplar em um dos pontos de apoio nos terminais de ônibus. A doação também está aberta e a população pode deixar os livros dentro da própria geladeira e nos demais terminais de integração.

Segundo o diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso, a aceitação da população ao projeto foi muito positiva e as doações de livros se tornaram rotina no terminal. “O projeto está alcançando seu objetivo, que é incentivar a cidadania e a cultura colaborativa, abrindo espaços para que a população faça doações de novos livros. Todos os livros disponibilizados até o momento foram doados pelos parceiros e sociedade”, diz.

Durante a inauguração da Gelateratura, no Terminal Bíblia, haverá também uma apresentação de Cantata de Natal, pelo Coral dos Correios, parceiro do projeto Cantando para Goiânia: Humanização dos Terminais, promovido pela CMTC em parceria com a Prefeitura de Goiânia e Consórcio RedeMob.

O presidente da CMTC, Murilo Guimarães Ulhôa, diz que o objetivo é espalhar cultura pelos terminais de ônibus da cidade e tornar o cotidiano dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo mais descontraído. “Queremos que essa atividade literária atinja aos usuários de toda a rede, fortalecendo a cultural nas 18 cidades atendidas pelo transporte coletivo na região metropolitana”.

Fonte: Prefeitura de Goiânia