DF: Estações de metrô em Brasília terão painéis digitais com horário de chegada dos trens

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) lançou, nesta terça-feira (1º), um pregão eletrônico para compra de painéis digitais que informarão aos usuários o horário exato da chegada dos trens. Nessa primeira etapa, serão pelo menos 14 equipamentos, distribuídos nas estações com maior número de acessos, entre elas Central e Galeria. A previsão é instalá-los no início de 2017.

O sistema de sinalização on-line, desenvolvido por técnicos da companhia, coleta os dados do Metrô-DF (comunicação entre as vias e o centro de controle operacional) em tempo real para transmiti-los por meio dos painéis. Trata-se de demanda antiga dos passageiros.

Em abril deste ano, a Estação Arniqueiras ganhou um painel de destino dos trens, em versão experimental, por 60 dias. A plataforma também é uma das que receberão o equipamento no próximo semestre.

“Em um segundo momento, todas as áreas que envolvem operação, manutenção e gestão da empresa terão acesso aos painéis on-line. Com isso, será possível administrar e rastrear melhor incidentes, aprimorar o trabalho em equipes e monitorar atrasos”, adianta o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

Fonte: Agência Brasília