DF: Em ato contra derrubadas, ônibus são incendiados e apedrejados em São Sebastião

Dois ônibus de transporte público foram incendiados na manhã desta quinta-feira (10) em São Sebastião, no Distrito Federal, em protesto contra a reintegração de posse que acontece desde sexta na Zona Rural Zumbi dos Palmares. Um dos coletivos tinha 20 passageiros e chegou a ser apedrejado. Uma pessoa precisou ser socorrida ao hospital.

A primeira abordagem aconteceu por volta de 6h, na avenida principal do Morro da Cruz. Passageiros e motoristas foram obrigados a descer. O Corpo de Bombeiros informou que controlou as chamas após enviar três equipes, com 13 militares. A Companhia Energética de Brasília (CEB) foi acionada, porque havia dois cabos de alta tensão sobre o ônibus.

“Embarquei dez passageiros na parada e metros depois umas dez pessoas chegaram com gasolina e mandaram a gente descer”, contou o motorista Iranildo Santos. Responsável pelo transporte público na região, a Pioneira suspendeu o serviço nesta quinta. As paradas de ônibus da região estavam cheias e muitas pessoas não conseguiram sequer chegar ao trabalho.


Além de machucar o cotovelo e o joelho ao escapar das chamas, o auxiliar de serviços Oziel Gomes perdeu o turno no trabalho por conta do incidente. “Eu estava no fundo do coletivo quando chegaram com a gasolina. Foi gente correndo pelas três portas do carro. A cobradora ficou molhada em gasolina.”

Pouco depois do incêndio ao coletivo, um grupo queimou pneus no Morro Azul e tentou pôr fogo em outro ônibus, sem sucesso. Em nota, a Pioneira disse que o prejuízo com o dano a cada veículo é de R$ 300 mil.

Fonte: G1 DF