DF: Prazo para se inscrever em licitação do Metrô-DF é prorrogado

Data para inscrição de empresas para estudo de extensão da Linha 2 do metrô, que passará na Asa Norte, e para a implementação do veículo leve sobre trilhos (VLT), que passará pelo Eixo Monumental, foi adiada. O prazo para a entrega da documentação e das propostas será em 21 de novembro de 2016 — originalmente seria em 23 de setembro. A concorrência havia sido suspensa por decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal. As exigências foram cumpridas, e a reabertura do processo foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (6).

A empresa que vencer a licitação fará levantamento da demanda do transporte nas áreas a serem atendidas. Ela verificará que público usará os terminais e em que pontos eles são mais necessários. O mesmo será feito para o VLT, que sairá da antiga Rodoferroviária de Brasília e seguirá até a Esplanada dos Ministérios. Ele é mais lento que o metrô, pois interage com o tráfego local, como semáforos e faixas de pedestre.

O edital da licitação e os anexos que precisam ser entregues estão disponíveis no site da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) e na sede do órgão. O documento estipula que o valor estimado para o trabalho é de R$ 2.172.394,28, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A apresentação das propostas será em 21 de novembro, às 10 horas, no auditório da sede da companhia – Avenida Jequitibá, 155, Águas Claras. A vigência do contrato é de 12 meses após a assinatura.

Segundo o Metrô-DF, a suspensão da concorrência pública ocorreu devido a um trecho do edital que exigia que as empresas concorrentes não fizessem parte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF).

Fonte: Agência Brasília