Viação Reunidas - Frota limpa, higienizada e bem cuidada


Por Rafael Martins

Você quando anda no carro de algum parente ou amigo, joga lixo dentro do veículo? Certamente não. Pois no transporte coletivo, independente da cidade, ocorre justamente o contrário. Grande parte dos passageiros ainda têm o péssimo hábito de jogar lixo no interior dos ônibus, ou ainda pior, pela janela deste sujando a cidade.

Apesar disto, a frota de ônibus da Viação Reunidas é limpa interna e externamente todos os dias; após o término de todas as viagens programadas.

O primeiro passo é a vistoria interna do veículo, ainda na entrada da garagem quando os dados da bilhetagem são transferidos para uma central de dados. Na vistoria, verifica-se se há alguma avaria ou objetos esquecidos. Neste último caso, os objetos perdidos podem ser reavidos no posto do 'Tá na Mão', no Terminal Bandeiras.

Caso não haja avarias ou objetos esquecidos, os ônibus são abastecidos e seguem direto para o lavador.


Antes de iniciar a lavagem interna, alguns cuidados são tomados: os equipamentos eletrônicos, como o GPS e os validadores são cobertos com uma capa plástica para não serem molhados. Esta medida de precaução é fundamental, pois gotas de água podem afetar o pleno funcionamento dos equipamentos. Além disso, não joga-se água onde localiza-se o itinerário auxiliar lateral. A limpeza nestes locais são feitas manualmente.

Na lavagem interna, os responsáveis usam uma mistura de sabão neutro e desengraxante nos balaústres, bancos e janelas. O composto além de evitar alergias nos que usam diariamente os ônibus, possibilita a limpeza de fuligens, poeira, suor e algumas bactérias. Para as pichações, um removedor específico é usado.

Periodicamente, os elevadores são desmontados, lavados e lubrificados novamente para o uso.














Na lavagem externa há duas formas: a manual (porém mais detalhada) e a automática (nos lavadores)














Todo este processo, sem dúvida, é um serviço invisível aos olhos dos usuários, mas notório por seus resultados. 

A dica que o Pense Mobilidade deixa, é que evitem jogar lixo dentro dos ônibus. Pensem que depois de você, outros passageiros irão usar o ônibus. Se possível, leve uma sacola e guarde seu lixo, e ao avistar uma lixeira, descarte. Este que vos escreve faz exatamente isso. É preciso pensar no coletivo, nos outros. 

A conservação e limpeza da frota não é só tarefa da empresa, mas nossa também. Pense Mobilidade. Pense Coletivo.