Goiânia: Greve dos motoristas é suspensa e ônibus circulam normalmente amanhã

Rápido Araguaia - 50517

Por Rafael Martins

A greve dos motoristas da região metropolitana de Goiânia, prevista para começar nesta segunda-feira (15) foi suspensa até a realização da audiência do dissídio coletivo de greve impetrado pelo SET. A decisão foi tomada na manhã deste domingo (14), em assembleia geral pelo Sindittransporte.

Com a suspensão da greve, os ônibus circulam normalmente amanhã na região metropolitana. Uma nova decisão sobre a greve, deve ocorrer somente após o julgamento do dissídio coletivo no TRT, previsto para às 14h desta segunda.

Entenda o caso

Os motoristas reivindicam um reajuste de 11,08% linear e retroativo a março, incluindo o salário, gratificação suplementar e ticket alimentação. O SET, que representa as empresas de ônibus, ofereceu uma contraproposta aos motoristas de um reajuste de apenas 5,5% retroativo.

Como o sindicato dos motoristas não aceitou, entraram em estado de greve. Após o anúncio, o SET ajuizou um dissídio coletivo junto ao TRT, que determinou também a circulação de 70% da frota nos horários de pico; 50% da frota nos entrepicos sob pena de multa por descumprimento de R$ 50 mil reais/dia. 

Além disso, foi proibido piquetes nas portas das garagens, obstrução da saída dos ônibus de garagens, pontos de apoio e terminais; dos motoristas realizarem a 'operação tartaruga', interrupção dos itinerários dos veículos de transporte coletivo antes da conclusão do percurso, e parada desses veículos nas vias públicas para provocar congestionamentos.