DF: Postos do DFTrans têm longas filas em dia de mutirão para Passe Livre

O quarto mutirão do DFTrans deste sábado (23) para conseguir o Passe Livre Estudantil foi marcado por filas extensas. Há caso de pessoas que ficaram por quatro horas na fila e voltaram para casa sem conseguir resolver a pendência. A recomendação era de que seria necessário chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência para retirar as senhas.

O atendimento no Na Hora de Taguatinga começou às 8h. Às 8h45, todas as 90 senhas previstas para serem oferecidas já tinham sido distribuídas. O DFTrans informou que o número de senhas disponibilizadas vai de acordo com a capacidade de cada posto (incluindo o número de guichês e de funcionários) e que pretende fazer outros mutirões. Ao G1, o órgão confirmou que o número de senhas disponibilizadas não foi divulgado antes do mutirão.

Na Galeria dos Estados, onde 400 senhas seriam distribuídas, a manicure Rosângela da Cruz foi orientada a voltar outro dia. "Não resolvi. Falaram que eu tenho que voltar quarta-feira. Disseram que eu tenho que tirar o CPF da minha filha para fazer outro cadastro. Agora estou indo para casa. Fazer o quê", disse.

"Fui na Rodoferroviária três vezes. Mandaram vir pra cá, vim. Mandaram regravar e mandaram fazer um novo cartão e não vou poder resolver esse problema", disse a professora Adriana Almeida, que também tentou solucionar pendências.

Até a publicação desta reportagem, o DFTrans não soube informar quantas pessoas foram atendidas e conseguiram resolver suas pendências. Até quarta-feira (19), 48.244 cadastros para o Passe Livre Estudantil estavam com alguma inconsistência.

Cinco postos foram abertos neste sábado pelo DFTrans. Pelo site, é possível consultar a lista de entrega de cartões, solicitar acréscimo de acessos ou segunda via do benefício. De acordo com o órgão, o serviço é voltado prioritariamente a estudantes que não têm acesso a internet.

No caso das pendências, a unidade na Galeria dos Estados estava prevista para funcionar das 8h às 16h, enquanto o Na Hora de Taguatinga, o do Gama e o de Ceilândia ficaram abertos das 8h às 13h. Já para a entrega de cartões, o DFTrans na Rodoviária do Plano Piloto ficou de atender alunos agendados das 8h às 16h.

Para regularizar a situação no DFTrans, é necessário que os responsáveis por essas inscrições entrem no site ou se dirijam a um dos postos do órgão. O estudante precisa levar os documentos solicitados (CPF; carteira de identidade ou certidão de nascimento; comprovante de endereço; declaração de matrícula; e foto 3×4 colorida recente).

Fonte: G1 DF