DF: Moradores se queixam de retirada de linhas de ônibus em Brazlândia

Moradores de Brazlândia, no Distrito Federal, reclamam da extinção de linhas de ônibus do Plano Piloto para a região. Segundo os passageiros, as mudanças fizeram as viagens demorarem até dua horas, muitos precisam tomar dois ônibus para chegar em casa e caminhar num trajeto sem luz durante 30 minutos.

A Secretaria de Mobilidade disse que não cortou linhas de ônibus na região. Na próxima semana, a pasta vai se reunir com uma nova empresa, que será responsável pelo transporte de passageiros em Brazlândia.

A dona de casa Maria de Fátima disse que quando perde o ônibus que sai da rodoviária Plano tem de pegar duas conduções para chegar em casa. “Quando eu perco o [ônibus] 420 de 20h30 eu vou para Taguatinga porque só sai um outro às 22h15. De 20h30 até 22h15 quem não quiser ir para Taguatinga fica esperando aqui."

A designer de interiores Melissa Ferreira conta que o governo retirou várias linhas. “Eles já haviam retirado várias linhas, não tem mais o L2 Norte, L2 Sul, Esplanada, que tinha de manhã. Essas linhas já foram cortadas, parece que a cada mês eles vão retirando linhas”.

Segundo os moradores, uma das linhas extintas é a 404, que vai até o Incra 8. Por causa da alteração, a garçonete Lauana Gomes precisa andar por ruas escuras por cerca de meia hora.

“Agora [depois de descer do ônibus] é a pé. Agora são uns minutinhos a pé nesse mato aí e no perigo”, diz. “Um trajeto demorado, perigoso, como vocês viram, e que a gente não está vendo solução, ninguém dá solução para nós.”

“Eu fico com o coração na mão, o tempo todo pensando como ela está, se conseguiu pegar o ônibus ou não, e torcendo muito para que esses ônibus voltem a rodar normalmente”, afirma o marido de Lauana, Haelton Vieira.

No site do DFtrans é possível encontrar a linha que faz o trajeto entre a rodoviária do Plano Piloto e Brazlândia, passando pela DF-180. Os horários e o trajeto feito pelo coletivo – que é de responsabilidade da Pioneira – são encontrados no portal.

Fonte: G1 DF