Goiânia: Vereador vai propor aplicativo de vans para concorrer com ônibus

O vereador Djalma Araújo (Rede) avalia junto a um grupo de São Paulo se é possível trazer para Goiânia uma espécie de Uber para vans, em que um grupo de 10 ou 12 pessoas usariam em conjunto o veículo. Já houve uma reunião entre ambos e novo encontro deve ocorrer no início da semana que vem. A proposta seria, mesmo que de forma diferente, a volta do transporte alternativo para a capital, que funcionou de 1997 a 2003 como concorrência ao transporte coletivo tradicional, os ônibus.

Segundo Djalma, o projeto seria viável juridicamente e tem a ideia de “acabar com o monopólio das empresas concessionárias”. Em seu projeto de lei, que foi apresentado esta semana na Câmara Municipal, há a contemplação para a operação de diversos aplicativos, inclusive para o transporte coletivo público.

Djalma conta que não há a intenção de operar nas linhas mais rentáveis e nem mesmo na região do Centro de Goiânia, servindo como alternativa para as pessoas da periferia irem até os terminais ou regiões mais adensadas. O custo da tarifa seria o mesmo utilizado nos ônibus e as vans fariam também as mesmas linhas na capital.

Fonte: O Popular