Goiânia: Prefeito Paulo Garcia vistoria obras de ampliação do novo Terminal Recanto do Bosque

O prefeito Paulo Garcia visitou na manhã desta terça-feira, 21, as obras de ampliação do Terminal Recanto do Bosque, que fazem parte da maior intervenção de mobilidade urbana já feita em Goiânia, o Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul. Acompanhado por vereadores e secretários, o prefeito conferiu o andamento das obras que têm previsão de entrega à população até o final deste ano. “A obra é dividida em duas etapas, pois não podemos desativar o terminal. A primeira etapa será entregue em 90 dias”, afirmou Paulo Garcia.

O novo terminal interligará as regiões Noroeste e Sul do município, no Terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na divisa com Aparecida de Goiânia. O trabalho das obras viárias e o recapeamento asfáltico do trecho Norte já estão em fase adiantada e serão entregues à população até o final deste ano. “O BRT vai proporcionar mais qualidade de vida à população. Com a viagem mais rápida, o usuário poderá chegar ao seu destino antes do previsto e aproveitar o tempo que esperava para curtir a família ou até mesmo fazer o que antes não tinha tempo”, ressaltou Paulo Garcia.

O prefeito falou ainda do legado de sus gestão na área da mobilidade urbana. “Eu fui o primeiro prefeito que investiu tanto em Mobilidade Urbana em Goiânia, talvez desde a década de 1970. Antes não se falava em ciclovias, hoje já entregamos à população 70 quilômetros. Construímos o Complexo Viário Mauro Borges que desafogou o trânsito da região Sul da capital e beneficiou não só os moradores da região, mas a todos que passam por ali. Os corredores de ônibus que entregamos também marcam a história da mobilidade urbana de Goiânia. Avenidas duplicadas, prolongadas, asfaltamentos, trabalhamos para melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou Paulo Garcia.

O novo terminal será instalado em um espaço de mais de 13 mil metros quadrados, mais que o dobro do atual, e será um dos mais modernos da Rede Metropolitana de Transporte. Os horários dos ônibus serão informados por meio de displays e sinais sonoros. Com 21,8 quilômetros de extensão, o BRT vai atender 143 bairros da Capital e também de Aparecida. O benefício contemplará mais de 500 mil moradores e cerca de 120 mil usuários por dia.

Investimento histórico

O BRT Norte-Sul, orçado em R$ 340 milhões, é realizado com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Grandes Cidades. A operação do BRT será feira com ônibus articulados, que permitirão um avanço na velocidade de circulação do transporte coletivo, que atualmente é 14 km/h, e passará para mais de 25 km/h. Os passageiros também terão mais conforto com ar condicionado, novos terminais e plataformas de embarque e desembarque.

Fonte: Prefeitura de Goiânia