Goiânia: Pontos do Centro de Goiânia agora têm informações em tempo real das viagens do transporte coletivo

Os pontos de ônibus do Centro de Goiânia agora têm informações em tempo real para os usuários do transporte coletivo. 16 displays de Ponto de Parada foram ativados na Praça Cívica e ao longo das avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins.

Pelos displays, a população pode conferir dados sobre as linhas que atendem ao ponto e o horário em que o ônibus chegará até a parada. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, afirma que esta tecnologia vai facilitar o planejamento das viagens, pois o usuário vai ter o conhecimento dos horários dos ônibus com antecedência.

As informações em tempo real agradam Elisabete Maria Alves, que já usufruiu do serviço no ponto de embarque e desembarque, n.º 1437, no Centro de Convenções. Segundo ela, a tecnologia auxilia os usuários e facilita a organização do tempo na região central. “Sabemos a hora que ônibus vai passar e podemos fazer uma compra ou um lanche, enquanto aguardamos”. Tânia Silva também aprovou o display. “Os ônibus estão passando no horário divulgado e isso é muito bom”.

O diretor do Consórcio RMTC, Leomar Avelino, explica que as informações disponíveis nos displays são repassadas, em tempo real, pela Central de Controle Operacional (CCO). O display de Ponto de Parada utiliza tecnologia sueca advinda da Volvo, como o sistema ITS4MOBILITY, instalado em todos os ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

Segundo o diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, os displays instalados nestes pontos na região central vão atender cerca de 50 mil passageiros por dia, que utilizam 40 linhas de ônibus que circulam na região central. “O trabalho de implantação dos displays foi feito pelas equipes da Comurg, CMTC e Consórcio RMTC. Graças a esta parceria foi possível concluir a ligação da rede de energia e a sinalização para a retomada da transmissão dos dados aos usuários”.

Em Goiânia, a tecnologia dos displays também está disponível nos pontos de embarque e desembarque das avenidas Independência e 85 e no Paço Municipal.

O presidente da CMTC, Murilo Guimarães Ulhôa, afirma que os dados sobre as viagens diárias do transporte coletivo, nos 18 municípios da região metropolitana, também podem ser acessados pelo aplicativo Sim, que está disponível no site www.rmtcgoiania.com.br, e pelo Moovit.

Fonte: Prefeitura de Goiânia