Goiânia: Mudanças em linhas de ônibus da Região Leste são apresentadas e já têm data definida para começar

As alterações que serão implantadas pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) em linhas do transporte coletivo que atendem bairros da Região Leste de Goiânia foram apresentadas ao Ministério Público de Goiás e a representantes de moradores em duas reuniões, realizadas no dia 1º e ontem (8/6). Os encontros foram coordenados pela promotora Maria Cristina de Miranda, da 12ª Promotoria de Goiânia, com o objetivo de detalhar aos representantes dos moradores do Conjunto Aruanã e do Jardim Novo Mundo as adequações que serão feitas e obter a validação dessas mudanças.

Segundo salientado pelo gerente de Planejamento da CMTC, Spiro A. Katopodis, as mudanças visam à melhoria do serviço prestado e foram planejadas de forma a contemplar demandas apresentadas pela própria população que mora na região. Com as alterações, deverão ser beneficiados moradores, além do Conjunto Aruanã (I, II e III) e do Novo Mundo, dos setores Aruanã Park, Vale do Araguaia, Condomínio Portugal e Vila Galvão.

As modificações definidas incluem a criação de novas linhas, extensão de outras e também mudanças de trajeto, com vantagens como a ampliação da integração a terminais, o atendimento a bairros que não eram contemplados com o transporte coletivo e a integração ao Eixo Anhanguera, onde os usuários poderão utilizar o benefício do subsídio da tarifa. O planejamento das alterações, salientou o gerente da CMTC, buscou atender à necessidade de racionalizar a operação das linhas e melhorar também o fluxo dos veículos.

Convidado para a reunião de ontem (8/6), o representante da Associação dos Moradores do Jardim Novo Mundo, Joaquim Neto Paes Landim, ficou satisfeito e aprovou as mudanças propostas. “Moro lá (no bairro) há 44 anos. É um sonho antigo que é realizado”, pontuou, colocando-se à disposição para colaborar na divulgação das adequações. Nesse encontro, esteve presente ainda a gerente de Operação da CMTC, Flávia Araújo Xavier.

Na reunião do dia 1º, a apresentação do projeto de mudanças, chamado de Nova Rede da Bacia Aruanã, foi feita à representante dos moradores do Conjunto Aruanã II, Luciene Rocha, e à Maria Helenita do Nascimento, moradora do bairro, que também concordaram com as alterações e indicaram a necessidade de validação pelos moradores do Novo Mundo.

Cronograma

Com a realização das reuniões e a aprovação das alterações, as adequações nas linhas já têm data para serem implantadas – 18 de julho – uma vez que elas já foram autorizadas pelo Comitê Técnico de Planejamento da CMTC. Uma semana antes, no dia 11, o material informativo sobre as mudanças será entregue aos representantes dos moradores para que auxiliem na distribuição aos usuários das linhas.

As alterações nas linhas da Região Leste são a segunda modificação obtida no serviço de transporte coletivo da Grande Goiânia a partir da articulação da 12ª Promotoria de Goiânia, em busca do aprimoramento do serviço. As outras adequações foram feitas em linhas que atendem a Região Noroeste da capital.

Fonte: MP-GO