DF: MP discute inversão de vias Samdu e Comercial em audiência pública

O Ministério Público do Distrito Federal realiza audiência pública nesta segunda-feira (27) para discutir com os moradores de Taguatinga as alterações no fluxo das avenidas Comercial e Samdu. O debate acontece às 19h no no Teatro Paulo Autran, no Sesc de Taguatinga.

A reunião terá a participação da Câmara Legislativa do DF, da Promotoria de Justiça do DF e de moradores da região de Taguatinga. As mudanças feitas desagradaram moradores e comerciantes locais.

Um abaixo-assinado com mais de 3.300 assinaturas foi entregue para o MPDFT, que entrou com a ação para suspender as alterações. O pedido aguarda decisão da Vara do Meio Ambiente do DF.

Alterações

Em 20 de junho do ano passado o GDF decidiu que as vias Samdu e Comercial Norte teriam sentido único. A iniciativa era uma tentativa para desafogar o trânsito na região.

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindvarejista) do DF, afirmou na época que as vendas de 400 lojas na região cairiam, causando demissão de pelo menos mil pessoas.

Em 16 de julho, o governo voltou atrás e adiou a mudança. O GDF informou na época que a retomada do projeto e que as mudanças aconteceriam quando a Samdu fosse totalmente recapeada. No dia 2 de junho desse ano as vias foram fechadas para a sinalização das faixas. A velocidade foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.

O Detran colocou nas duas avenidas 364 placas de sinalização. Das quais, 177 de sentido único, 129 de PARE, 50 de velocidade, cinco de retorno proibido, além de indicação do sentido da via e de faixa de pedestres. As duas pistas foram liberadas no dia 5 de junho.

Fonte: G1 DF