DF: Metrô-DF divulga horário de funcionamento em caso de greve

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) elaborou um horário especial de funcionamento para atender os usuários caso haja greve dos metroviários, marcada para ter início nesta terça-feira (14). O sistema funcionará apenas durante o pico da manhã e do final da tarde/noite, com 12 estações abertas para embarque e desembarque e as outras 12 apenas para desembarque. Os trens circulam das 6h às 9h e das 17h às 20h30, de segunda a sábado. Domingo ficaria fechado. O Metrô-DF continua em diálogo com a categoria para evitar que a greve ocorra.

Esse planejamento foi utilizado durante a greve do ano passado como forma de minimizar o impacto pelo número de trens e de funcionários reduzidos. Se o Sindicato dos Metroviários do DF (Sindmetrô) não cumprir a exigência legal de manter o mínimo de 30% dos serviços, conforme legislação trabalhista vigente, somente será possível circular com seis trens no horário de pico; se 30% dos empregados estiverem presentes, serão 20 trens em circulação, inclusive com ampliação do número de estações para embarque.

Para lançar essa estratégia diferenciada de funcionamento, o Metrô conta com o efetivo dos chefes das áreas de estação, segurança, tráfego e controle e convocou empregados administrativos com função de gerência para auxiliar nas atividades das estações. A empresa solicitou apoio da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Horário de funcionamento do Metrô-DF durante a greve: de segunda a sábado, das 6h às 9h, e das 17h às 20h30.

MANHÃ

» Embarque e desembarque: Central, Galeria, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Taguatinga Sul, Furnas e Terminal Samambaia.

» Apenas desembarque: 102 Sul, 108 Sul, 112 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Samambaia Sul, Centro Metropolitano, Guariroba e Ceilândia Norte.

TARDE

» Embarque e desembarque: Central, Galeria, 108 Sul, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Terminal Samambaia.

» Apenas desembarque: 102 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Norte, Taguatinga Sul e Samambaia Sul.

Fonte: Metrô-DF