DF: DFTrans da Galeria dos Estados adota sistema de senhas

O atendimento no posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) da Galeria dos Estados está mais organizado. Agora, ao chegar à unidade, o usuário pega uma senha para o serviço de que precisa — recarga de cartões, por exemplo — e não tem de esperar em fila única. Os números dos próximos a serem chamados aparecem em painéis eletrônicos.

A expectativa do DFTrans, segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Luciano Helou, é que a novidade também diminua o tempo de espera, pois o atendimento ficará mais dinâmico. “Isso corta a possibilidade de penetras nas filas”, destaca o diretor. O sistema não teve custos para o governo porque o uso é gratuito.
Público aprova

Elizangela Oliveira, de 32 anos, vai ao posto da Galeria dos Estados pelo menos uma vez por mês para recarregar os créditos do Cartão Cidadão e acha que a tecnologia trouxe mais comodidade. “Dá para ter certeza se a minha vez está perto ou não, se posso ir dar uma volta até ser chamada”, comenta a representante de vendas.

De longe, sentada em um banco de concreto fora do posto, a auxiliar de serviços gerais Rita de Kássia de Carvalho, de 25 anos, aguardava o número dela ser anunciado no painel. “Só de poder esperar com conforto já vale a pena”, avalia.

De acordo com o diretor Helou, a mesma facilidade, lançada na quarta-feira (15), chegará à unidade da Rodoviária do Plano Piloto na semana que vem. O posto da Galeria dos Estados funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Passe Livre Estudantil

Entre as opções oferecidas pela unidade está a resolução de pendências no cadastro do Passe Livre Estudantil. O prazo termina em 30 de junho. No dia seguinte, em 1° de julho, os alunos com inscrição incompleta ou que não fizeram o recadastramento de 1° de março a 1° de abril terão o benefício suspenso.

Para quem preferir resolver pelo site www.passelivreestudantil.df.gov.br o que falta, há computadores com acesso à internet.

Fonte: Agência Brasília