Goiânia: E se trocássemos 60 carros por um ônibus ou 60 bicicletas?

Uma fila de 60 automóveis ocupa mais de 160 metros da Avenida Araguaia, em suas quatro pistas. E, como normalmente os carros andam vazios, apenas com os motoristas, é como se 60 pessoas ocupassem esse espaço no sistema viário de uma cidade se todos usassem o automóvel particular. Mas há alternativas. As mesmas 60 pessoas poderiam se acomodar facilmente em um ônibus do transporte coletivo convencional, ocupando 14 metros de espaço nas ruas. E mesmo se optassem pela bicicleta, o espaço seria de, no máximo, 50 metros.

Isso mostra o quanto é importante o uso de modos alternativos no transporte, uma maneira de evitar congestionamentos e garantir boa saúde para o trânsito, já que leva a uma mobilidade mais eficiente e a um menor número de acidentes. A prova disso foi vista na manhã de ontem, entre a Avenida Independência e o Túnel Jaime Câmara, com imagens retratando qual é o espaço de cada modal nas vias a partir de cada opção de transporte. A ideia foi reproduzir uma clássica campanha feita em 1991, na cidade de Munique, na Alemanha.

A iniciativa faz parte da conscientização sobre mobilidade na campanha do Movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção para o elevado número de mortos e feridos no trânsito. Em relação ao uso do veículo particular, a preocupação é que o aumento da frota contribui com a alta incidência de acidentes. Um dos motivos é o próprio comportamento do motorista que, no congestionamento, busca tirar vantagens dos pequenos espaços e acaba desrespeitando outros modais, como a bicicleta, o ônibus e mesmo o pedestre.

As fotos serão utilizadas em campanhas nas redes sociais e em mídias tradicionais, em parceria entre a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria Estadual de Saúde (SES). Foram utilizados um caminhão da SMT e também um drone para as fotos na tentativa de conseguir reproduzir a campanha alemã.

Campanha nos anos 90 na Alemanha se espalhou pelo mundo

O departamento de trânsito de Munique, na Alemanha, buscava em 1991 uma campanha para conscientizar a população quanto ao uso do carro. As fotografias mostrando os espaços ocupados pelos diferentes modais foram retiradas na Prinzipalmarkt, uma das principais vias da cidade. Por anos, a iniciativa ficou restrita aos moradores locais, mas a partir de 2010, com o avanço do Facebook, a campanha ficou conhecida e algumas informações foram até distorcidas.

Em Munique, a experiência foi feita com 72 pessoas e veículos, mas muita gente divulgou que havia o número de 60 cidadãos. Além disso, circulou a informação de que a foto era de 2001, mas na verdade foi clicada dez anos antes disso. Em 2010, a capital da Islândia, Reykyavik, reproduziu a campanha, já com as 60 pessoas, e o mesmo foi feito dois anos depois, na Austrália. Dois anos mais, foi a vez da capital do Espírito Santo, Vitória, tentar refazer as fotos, mas apenas 16 carros particulares participaram.

Fonte: O Popular