Goiânia: PRIMO alcança recorde histórico

Por Rafael Martins

O Programa de Incentivo ao Motorista (Primo), desenvolvido pela HP Transportes, chega em sua terceira edição a bater recordes e atinge o melhor resultado da história, desde a implantação do programa.

Com dados consolidados de novembro, a HP Transportes teve a melhor performance obtida, em que foram economizados 63 mil litros de biodiesel, 170 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidos e 88% dos motoristas conseguiram cumprir as metas do projeto.


O programa é dividido em duas metas. Na primeira, a dupla de motoristas que conduz cada veículo deve ficar atenta ao rendimento do combustível. Nessa etapa, o biodiesel economizado é convertido no valor do litro do combustível. Já a segunda meta depende exclusivamente do esforço individual dos participantes, pois nela são avaliados itens sobre a conduta profissional.

Apesar da meta primária ser divida em dupla, o desempenho de cada motorista na economia de combustível é avaliado individualmente, já que compara-se o diesel utilizado por cada um nos dois turnos de trabalho.

Os itens da segunda meta correspondem às condutas do motorista como: não envolver-se em acidentes com ônibus da empresa, não ter multas de trânsito, ter total disponibilidade para o trabalho, não ter registro de reclamação sobre sua conduta além de ter afinidade com as políticas e normas da empresa, no qual um questionário é feito para tal avaliação.

Nota 10

Com duração até fevereiro de 2016, o programa "Nota 10" da HP Transportes visa reduzir os índices de evasão em até 50% no Arco Sul. As irregularidades mais comuns verificadas são: Passar por baixo ou pular a catraca; passar duas pessoas ao mesmo tempo na catraca; embarcar pela porta traseira dos veículos (exceto terminais, militares e pessoas com mobilidade reduzida); descer pela porta dianteira e não verificar os cartões SITPASS (Passe Livre e Passe Escolar).

A fiscalização do programa dar-se-á com câmeras e/ou fiscais sem identificação que farão o monitoramento dentro dos ônibus durante a operação. Todas as ocorrências constatadas serão comprovadas com filmagem.

Dados referentes a novembro mostra que 98% das viagens fiscalizadas, os motoristas tiveram uma conduta positiva frente à evasão de receitas, como alertar os passageiros para não cometerem as irregulares acima mencionadas. O resultado recorde do programa deu-se também à promoção da campanha do Consorcio RMTC "Sem Jeitinho o Brasil tem Jeito", que tem objetivo de reduzir fraudes.

O "Nota 10" assim como o "PRIMO" é um programa cujos resultados positivos das condutas dos motoristas são revertidos em dinheiro ao final de cada ciclo.