Goiânia: Avenida T-7 tem desvio temporário de trânsito a partir de sábado para obras do corredor de ônibus

Para o avanço da obra do corredor preferencial de ônibus T-7, o trecho da Avenida T-7, entre as avenidas T-2, C-205 e C-04, será interditado temporariamente, no sentido centro/bairro, a partir deste sábado, 8. O local receberá nova rede de galeria pluvial - que interligará a rede do Jardim América e Setor Bueno - cabos ópticos, sinalização semafórica em LED, pavimentação asfáltica, pavimento rígido (duas baias de acostamento em pontos de embarque e desembarque) e sinalizações horizontal e vertical.

Segundo o diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, a reconstrução da rede pluvial é uma obra que trará benefícios para a cidade pelos próximos 20 anos.

No período em que a obra estiver sendo executada, o trânsito terá bloqueio parcial e total entre alguns cruzamentos. Na primeira fase dos trabalhos, não haverá mudanças na via, no sentido bairro/centro.

A partir de sábado, 8, as obras começam entre as avenidas T-2 e o supermercado Tatico, localizado na intersecção das avenidas C-205 e C-4, direção leste/oeste (sentido centro/bairro). Os desvios iniciarão a partir da Avenida T-2, onde haverá bloqueio total até a Avenida T-3.

O acesso local e o tráfego de passagem estarão disponíveis aos moradores pelas ruas T-47 e T-30, onde haverá apenas o bloqueio parcial das vias. Os cruzamentos das avenidas C-2 e T-3 também estarão livres para o tráfego e acesso a T-7 por meio de looping de quadra em ruas adjacentes, no sentido bairro/centro.

Para quem segue pela Avenida T-7, sentido centro/bairro, o desvio será feito pelas avenidas T-2, T-6 e rua C-32 para acesso às avenidas C-4, C-205 e novamente à T-7, sentido bairro/centro.

Haverá desvio parcial também no trajeto das linhas de ônibus 003 - Terminal Maranata / Avenida Itália / Rodoviária; 015 – Terminal Praça A / Flamboyant - Via Terminal Isidória; 027 - Terminal Bandeiras / Terminal Bíblia - Via T-7; 029 – Terminal Bandeiras / Avenida dos Alpes / Rodoviária e 909 - Residencial Eldorado / Avenida T-7 / Praça Universitária.

No sentido centro/bairro, o transporte coletivo vai circular temporariamente pela Avenida C-04. Após este trecho, as linhas voltam a seguir seus destinos originais. A previsão é de que a obra seja concluída no dia 27 de setembro, quando as pistas serão liberadas.

Os desvios estarão devidamente sinalizados e contarão com a presença de agentes de trânsito em pontos estratégicos para orientação aos condutores de veículos. Panfletos com informações sobre a obra e os desvios estão sendo entregues aos moradores e comerciantes da região.

Em andamento

Atualmente, a construção do corredor T-7 está com frentes de trabalho nas avenidas Alpes, C-8 e Itália, nos bairros Vila União e Sudoeste e nas avenidas Assis Chateaubriand e Gercina Borges Teixeira. As vias, que formam o corredor preferencial, estão recebendo trechos cicloviários, calçadas acessíveis, nova pavimentação, novos abrigos de embarque e desembarque com mais conforto, sinalização vertical e horizontal, semáforos, mobiliário urbano - compreendendo iluminação dos canteiros centrais, bancos metálicos e paraciclos - arborização e paisagismo.

Na Avenida Assis Chateaubriand, está sendo construído um trecho de ciclovia articulada ao corredor preferencial de ônibus T-7. Outra região em obras é a Avenida Gercina Borges Teixeira, que está recebendo praça de convivência, ciclovia, paraciclos, calçadas sustentáveis, paisagismo, arborização, novas sinalizações de trânsito, iluminação do canteiro central e câmeras de segurança com monitoramento 24 horas.

Este é o quarto corredor de ônibus que está sendo implantando pela Prefeitura de Goiânia. As avenidas 10 (Corredor Universitário), T-63 e 85 já possuem as faixas preferenciais.

Fonte: Prefeitura de Goiânia