DF: DFTrans volta atrás e revoga limite de horário para o Passe Livre Estudantil

O DFTrans voltou atrás e afirmou na noite desta segunda-feira (3) que não vai mais restringir o horário de uso do Passe Livre Estudantil, como anunciado anteriormente. Segundo o órgão, os estudantes que fizeram o recadastramento do cartão nesta segunda "não serão prejudicados e terão o horário estendido novamente nos cartões".

A nova regra previa que o cartão só poderia ser usado duas horas antes e duas horas depois do período de aulas de cada aluno. Em outros horários, o estudante deveria pagar pelas passagens normalmente.

A mudança aconteceu após reportagem da TV Globo veiculada na noite desta segunda (veja vídeo). Segundo o órgão, uma reavaliação verificou que "a medida não seria adequada", principalmente para estudantes universitários.

Anteriormente, o DFTrans tinha dito que a mudança buscava garantir o "uso adequado" do benefício, que gera custo e é pago pelo contribuinte. Diariamente, 220 mil estudantes usam o passe livre.

Inscrição pela web

Estudantes que querem se cadastrar ao Passe Livre Estudantil podem se inscrever por meio do formulário disponível no site do DFTrans. Interessados devem clicar na aba “SBA (Bilhetagem)” e escolher a opção “Cartão Estudante”. O beneficiário pode adicionar no máximo seis linhas de ônibus.

Depois de preencher e imprimir o documento, os alunos devem levá-lo a um dos postos do SBA. Também é preciso apresentar duas fotos 3x4, comprovantes de residência e de matrícula, RG e CPF. Após 15 dias, o aluno pode procurar os postos da Galeria dos Estados, Sobradinho, Taguatinga, Gama ou da 114 Sul para retirar o cartão estudantil.

A gratuidade é assegurada a gratuidade aos estudantes do ensino superior, médio e fundamental das áreas urbana e rural, inclusive a alunos de cursos técnicos e profissionalizantes que tenham carga igual ou superior a 200 horas aulas e sejam reconhecidos pelo MEC.

Nota do DFTrans:

"O DFTrans informa que não haverá modificação no horário de uso do Passe Livre Estudantil no Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF), ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente.

Os estudantes que fizeram recadastramento hoje (3) não serão prejudicados e terão o horário estendido novamente nos cartões.

Após a reavaliação do DFTrans, principalmente da situação dos estudantes universitários, verificou-se que a medida não seria adequada."

Fonte: G1 DF