DF: Desafios da mobilidade estimulam parceria entre seis órgãos do governo

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) formalizará parceria com cinco órgãos do governo e uma instituição de ensino superior para desenvolver políticas públicas voltadas à mobilidade urbana. A empresa pública anunciou, nesta segunda-feira (3) à tarde, que um acordo de cooperação técnica sobre o tema será firmado no decorrer desta semana. "Nosso papel é auxiliar na tomada de decisões das secretarias, produzir conhecimento de apoio", destacou o presidente da Codeplan, Lucio Rennó.

A parceria possibilitará reunir e promover estudos, pesquisas e projetos dos órgãos envolvidos sobre o tema para melhorar o deslocamento urbano e a eficiência do transporte coletivo. As informações ficarão centralizadas em um banco de dados na Codeplan.

No documento a ser assinado nesta semana, as instituições participantes — Codeplan, Secretarias de Mobilidade e de Gestão do Território e Habitação, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Transporte Urbano do DF (DFTrans), Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), além do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) — firmam o compromisso de trabalhar juntas. A intenção é trocar experiências, elaborar propostas de políticas públicas, coletar, organizar e analisar dados referentes a mobilidade e transporte, entre outras atribuições.

Participaram do encontro de hoje o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, o presidente do DER, Henrique Luduvice, o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, a pró-reitora do UniCeub, Elizabeth Manzur, e o chefe da Unidade Especial de Gerenciamento do Programa de Transporte Urbano da Secretaria de Mobilidade, Clóvis Barbará — ex-diretor-geral do DFTrans —, além de servidores públicos e estudantes de engenharia.

Com 22 anos de estrada, o grupo de teatro Rodovia, formado por policiais militares, fez uma rápida e bem-humorada apresentação. Representando um soldado, a placa de trânsito, o semáforo e a faixa de pedestres, os atores chamaram a atenção para a necessidade de educação no trânsito e de segurança viária.

Especialistas

Desta quarta-feira (4) até 19 de novembro, no UniCeub, 32 especialistas abordarão questões como infraestrutura cicloviária, calçadas e acessibilidade, corredores exclusivos, transporte sobre trilhos — metrô e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) — e educação de trânsito. As palestras ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 14 às 18 horas. São dirigidas a gestores públicos, professores e estudantes universitários.

O engenheiro civil Marco Motta abrirá o ciclo de palestras falando sobre mobilidade urbana no Brasil. Mestre em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Motta é diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, fechará a rodada de palestras abordando o tema Metodologia Pesquisa Científica.

Fonte: Agência Brasília