Goiânia: O processo de manutenção e revisão dos ônibus do Eixo Anhanguera

Quando um usuário do Eixo Anhanguera acorda logo cedo e coloca os pés em um de nossos carros, talvez não imagine que na garagem da Metrobus próximo ao Terminal Padre Pelágio, já está ocorrendo uma inspeção e revisão em outros ônibus da frota, com objetivo de transportar com eficácia as cerca de 300 mil pessoas que utilizam nossos serviços.

Para atender com qualidade todas essas pessoas, nossa equipe de revisão e manutenção é composta por 63 pessoas, entre mecânicos, lanterneiros, eletricistas e lavadores. Um serviço invisível aos olhos dos usuários, mas notório por seus resultados.

Todos os dias 9 carros passam por uma revisão minuciosa. "É uma revisão geral. Além dos serviços básicos de abastecimento e limpeza, trocamos o óleo, fazemos vistoria no motor, verificamos toda a parte elétrica, e até mesmo fazemos verificamos o estado de lanternagem e pintura. Algo bem detalhista. Esses 9 carros ficam aqui na oficina o dia todo" comenta Cláudio da Silva, supervisor de manutenção e frotas, que está há mais de 31 anos trabalhando na Metrobus.

O supervisor menciona que além dos 9 carros, outros 18 passam por uma inspeção diária. "Essa é uma revisão menos rigorosa, mas não deixa de ser importante. Serviços básicos de limpeza, abastecimento, balanceamento de pneus, entre outros, acontecem nessa etapa."

Serviços noturnos

O Eixo Anhanguera não para. Os nossos carros andam 24 horas. "Meia noite e quarenta chega o ultimo carro, e após isso começamos o serviço do corujão." E se algum imprevisto ocorrer durante a noite ou mesmo quando o Corujão está rodando? "Temos uma equipe de plantão de madrugada. Qualquer situação fora do planejado que ocorrer, estamos preparados para prestar quaisquer tipos de socorro." conclui Cláudio.

Limpeza

Todos os carros revisados, também passam por um processo de limpeza, quando necessário, até lavando peças mecânicas dos carros. "Esse também é um trabalho difícil, é feito junto com a revisão detalhada. Lavamos essas peças com um critério rigorosíssimo de limpeza." menciona Juliana Ferreira, que coordena uma equipe com mais de 20 lavadores.

"Existe até, uma equipe que lava os ônibus para o turno noturno", pontua. "Mais de 100 carros da nossa frota são lavados toda a semana. Tentamos manter praticamente todos os nossos carros em condições confortáveis de uso, tanto para o motorista, como para o usuário."

Fonte: Metrobus