DF: Passageiros poderão monitorar localização e usar Wi-Fi de graça em ônibus da Marechal

A Viação Marechal disponibilizará, em tempo real, a localização dos ônibus que circulam em Brasília e em regiões administrativas do Distrito Federal, a partir desta quinta-feira (9). Além disso, a empresa passa a oferecer também internet gratuita aos passageiros, em 20 veículos na fase inicial.

O sistema de monitoramento funciona através do aplicativo Moovit, utilizado também em outros países. Pelo celular, o passageiro recebe os dados de GPS enviados pela empresa com informações sobre onde está o ônibus, qual o trajeto dele e o tempo estimado para chegar até a parada mais próxima.

Quanto ao sistema de internet grátis, apenas 20 veículos disponibilizam o sinal de Wi-Fi na fase inicial de implantação da ferramenta. Entre eles, todos os dez ônibus da linha 156.1 (Guará – Plano Piloto), e outros dez das demais linhas que ligam cerca de 200 mil passageiros de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Gama, Park Way e Águas Claras ao centro de Brasília.

Para o secretário de Mobilidade do DF, Carlos Tomé, como o sistema beneficia empresas e os passageiros do transporte público, a expectativa é a de que, nos próximos meses, as demais viações também procurem as ferramentas de monitoramento e internet gratuita.

— Essa ferramenta dá mais qualidade ao serviço, e uma previsibilidade fundamental para que as pessoas confiem no sistema de ônibus. Com os resultados, as outras empresas também devem se interessar, e nos próximos quatro meses, todas já devem disponibilizar essas informações aos passageiros.

A Viação Marechal apresentou também, nesta quinta-feira (9), um Centro de Controle Operacional para monitorar o percurso, controlar a velocidade e oferecer alternativas aos ônibus em caso de acidentes ou engarrafamentos. Este sistema estará integrado a um centro de atendimento, disponível no site da empresa para atender a reclamações dos passageiros.

Fonte: R7 DF