DF: Seminário debaterá soluções de transporte para grandes cidades

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizam, nesta quinta-feira (18), o Seminário "Mobilidade sobre Trilhos, a sustentabilidade que queremos". O evento ocorre das 14h30 às 17h30, no auditório do Complexo Administrativo e Operacional (CAO), sede do Metrô-DF, em Águas Claras.

Por meio de palestras e debates sobre soluções de mobilidade urbana sustentável, o objetivo é sistematizar meios de amenizar o caos das grandes cidades metropolitanas a partir da utilização e ampliação do sistema metroferroviário de forma integrada com os outros sistemas de transporte.

O destaque da programação é a palestra da professora de engenharia civil e ambiental da UnB, PhD Yaeko Yamashita. Ela foi coordenadora de pesquisa e extensão e criou o Programa de Pós-Graduação em Transportes em 1989, coordenando-o por vários anos. Também é fundadora da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes (Anpet) e diretora e editora da Revista Transportes.

Yaeko tem experiência nas áreas de planejamento de transportes com ênfase em modelagem, sistema de informação geográfica, transporte público urbano e interestadual. Coordenou vários projetos junto ao Ministério dos Transportes (MT), à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao Ministério das Cidades (MC), ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e secretarias de transportes de várias prefeituras.

Participarão da mesa de debates, o secretário de Mobilidade Urbana do DF, Carlos Tomé, o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, a presidente do Ibram, Jane Maria Vilas Bôas, e o diretor executivo do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Rodrigo Otaviano Vilaça.

O público alvo engloba os empregados do Metrô-DF e do Ibram, estudantes das áreas de transporte e de meio ambiente, representantes da Secretaria de Mobilidade do DF (Semob), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, de instituições do Terceiro Setor e instituições ligadas ao meio ambiente.

Programação

14h30 – Abertura: Marcelo Dourado, presidente do Metrô-DF e convidados
15h – Palestra: Yaeko Yamashita, professora da UnB
16h – Debate: todos os participantes
17h – Encerramento

Serviço

Data: 18/6/2015
Horário: Das 14h às 17h
Local: Sede do Metrô-DF (Av. Jequitibá, lote 155, Águas Claras – DF)

Fonte: Metrô-DF