DF: Reestruturação de linhas no Riacho Fundo II e Recanto das Emas

A partir de sábado (13), o atendimento aos passageiros da região do Riacho Fundo II e Recanto das Emas será otimizado. Com o intuito de oferecer maior frequência horária, diminuindo o tempo de viagem para o passageiro, foi criada uma nova linha – a 0.806 – que liga a estação Furnas do Metrô-DF, passando pelo Riacho Fundo II até a estação CAUB do Expresso DF. Outras linhas terão o atendimento racionalizado.

A reestruturação prevê mudanças nas linhas com destino ao Plano Piloto. Algumas que circulavam apenas nos horários de pico serão concentradas em outras já existentes. Com isso, o tempo de espera será menor.

No Terminal da Quadra 800 do Recanto das Emas, haverá a racionalização de linhas com destino ao Plano Piloto. Assim como no Riacho Fundo II, algumas linhas que tinham poucos horários foram condensadas em outras com mais horários. Além do maior número de viagens, 25 ônibus articulados irão garantir maior conforto e segurança aos usuários. Todos os horários e itinerários estão disponíveis para consulta no site do DFTrans.

“Depois de muito estudo, verificamos a necessidade de melhorar a malha da região do Riacho Fundo II e Recanto das Emas. Os bairros cresceram, os imóveis do programa habitacional do governo estão sendo ocupados e era preciso fazer mudanças. Não podemos deixar o passageiro dependendo de uma única linha, com poucos horários. Era uma demanda antiga dos moradores do Riacho Fundo II um atendimento que ligasse o metrô ao Expresso DF. Além disso, os terminais estão em fase de acabamento, e logo serão inaugurados, o que vai melhorar ainda mais o serviço. Estamos racionalizando com a mesma frota disponível, portanto, sem gerar novos custos para o cidadão”, ressaltou o Diretor Geral do DFTrans, Clóvis Barbará.

Integração

Todas as linhas que terão reforço na frota e a nova linha (0.806) também estão integradas com as demais linhas do Sistema Básico, com o Expresso DF e metrô. Dessa forma, o passageiro que tenha a intenção de ir para qualquer região do DF, pode fazer até dois novos embarques até o destino, no intervalo de duas horas entre cada embarque. Para isso, basta que o usuário utilize um dos cartões do Sistema Bilhetagem Automática (SBA). Os estudantes beneficiários do Passe Livre Estudantil não terão alteração nas viagens concedidas. Em caso de dúvidas, basta procurar um posto do SBA.

Linhas ativas 
 

Fonte: DFTrans