DF: Comitiva da Caixa e do MCidades visita o Metrô-DF

O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, acompanhou uma comitiva da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério das Cidades durante visita a várias estações da companhia, além do Complexo Administrativo e Operacional (CA), em Águas Claras. A intenção foi conhecer o sistema e entender como será feita a modernização e expansão das estações e linhas do Metrô-DF.

A Caixa é o agente financeiro responsável pelo financiamento das obras de mobilidade urbana a serem realizadas pelo Governo de Brasília, como a modernização e expansão das estações e linhas do Metrô-DF, por exemplo. O Ministério das Cidades, por sua vez, é responsável pela destinação dos recursos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento - Mobilidade (PAC - Mobilidade) para os projetos a serem financiados pela Caixa.

A visita começou na Estação Central e seguiu para a 114 Sul, onde os integrantes da comitiva puderam conferir a subestação retificadora e as instalações, como a bilheteria e a plataforma. Também passaram pelas três estações que serão finalizadas (104, 106 e 110 Sul). Da cabine do piloto, alguns puderam acompanhar explicações sobre a modernização que será feita na via até a Estação Águas Claras. No Centro Administrativo e Operacional (CAO), em Águas Claras, conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO).

"Percebemos que existe grande organização no Metrô-DF e como se tem controle de tudo. Mas há partes que precisam ser renovadas. Os trens são antigos, assim como o sistema operacional. É preciso novos investimentos para que possa funcionar com mais tranquilidade", destacou a gerente de Filial do Governo da Caixa, em Brasília, Socorro Sales.

Para Marcelo Dourado, a visita foi importante para estreitar relações com o Governo Federal. "É o coroamento do projeto estratégico do Metrô-DF para ampliar o sistema e as estações, em parceria com a União", afirmou.

Fonte: Metrô-DF