Série HP Transportes: Mais que uma garagem, um cartão de visitas

Por Rafael Martins

Com uma área de aproximadamente 40 mil m², a garagem central da HP Transportes é mais que um local para a manutenção e alocação da frota, mas sim um verdadeiro cartão de visitas.

A Garagem Sul, em Aparecida de Goiânia, é um pouco menor com quase 26 mil m² e funciona como uma garagem-apoio para as operações na segunda maior cidade da região metropolitana. Nela têm-se:

* Área administrativa

* Central de Resíduos

* Sala da Soneca

* Comitê de Democratização da Informática – CDI

Na última reportagem, o blog mostrou um pouco da estrutura voltada para o bem-estar dos funcionários, como a sala de soneca e box de lazer.

A infraestrutura da Garagem Central é considerada referência para toda a RMTC. Ela é equipada com:

* Calibrador de pneus à Nitrogênio– utilizado em 100% da frota;

* Subestação de Energia Elétrica de 13.800V e libera 220V

* Gerador de 170 KVA/ libera energia de 220 a 380V

* Dois recicladores de água com capacidade para tratar 10.000 litros/hora

* Oficina com canalização para drenagem de Óleo usado

* Cabine de Pintura de peças avulsas, com sistema de tratamento de voláteis

* Tancagem com capacidade de armazenamento para:

- 1.000 litros de óleo diferencial;

- 1.000 litros de óleo para câmbio;

- 15.000 litros de óleo lubrificante;

- 120.000 litros de combustível.

Todos os tanques são externos, já que se for detectada alguma avaria no mesmo, a solução é rápida com impactos ambientais mínimos.

A responsabilidade ambiental é presente na garagem. Toda a água utilizada nas lavagens dos ônibus (interna e externa) caem nas calhas que vão para os recicladores de água, e após tratada está pronta para ser reutilizada.


A Central de Resíduos trata de separar todo o lixo da garagem, semelhante à coleta seletiva. Alguns materiais recicláveis, como garrafas pet, são estocados para serem utilizados na decoração de Natal, tradicional na empresa.

As garagens, tanto a Central como a Sul, e também os terminais sob gestão da RMTC, contam com quiosques intranet. Nele os motoristas podem consultar as escalas de trabalho sem a necessidade de se deslocar para a garagem. Um aplicativo para smartphones também está a ser desenvolvido pela HP.