DF: DFTrans promove campanha educativa para usuários do Expresso Sul

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) promove, a partir desta quarta-feira (1º), uma campanha de conscientização e orientação no embarque e desembarque nos terminais e estações do Expresso Sul. A campanha visa sensibilizar o usuário a seguir algumas regras básicas de cidadania, como, por exemplo, aguardar o desembarque antes de embarcar; respeitar as filas e as prioridades no embarque (idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo); e não cometer atos de vandalismo, como depredar ônibus, estações e terminais.

Cartazes e panfletos distribuídos por funcionários da autarquia chamam a atenção para essas pequenas atitudes que refletem em uma operação mais segura, confortável e ágil. São mais de 70 servidores do DFTrans mobilizados nesta campanha, tratando frente a frente com os usuários nas filas de embarque do Expresso DF Sul. “Estamos trabalhando para uma operação segura, com respeito às pessoas com dificuldades de acesso. É uma questão de cidadania, educação e respeito ao patrimônio que é de todos nós”, reforça o diretor-geral do DFTrans, Clóvis Barbará.

Acesso aos terminais

A partir desta sexta-feira (3) o acesso aos terminais e estações do Expresso DF só se dará através das catracas, sendo proibido o ingresso por meio das vias de uso exclusivo dos ônibus. A medida visa garantir a segurança do usuário, evitando assim acidentes, e o acesso sem o recolhimento da tarifa. Seguranças e funcionários estarão próximos às entradas das estações e terminais para orientar o usuário que, inadvertidamente, tente entrar nas estações e terminais por outros locais que não sejam pelo acesso principal. Placas de sinalização e cartazes também estão sendo instalados com este propósito.

Operação

A partir de 3 de abril, os passageiros do sistema de transportes Eixo Sul voltam a pagar R$ 3 pela viagem. O serviço liga as regiões administrativas do Gama, do Park Way e de Santa Maria ao Plano Piloto. A integração continuará valendo. Assim, para se locomover entre uma dessas três localidades e o Plano Piloto, os passageiros pagarão apenas uma passagem.

Quem mora longe do terminal de integração do Expresso Sul ainda poderá pegar umas das seis linhas alimentadoras no Gama ou uma das outras seis que operam em Santa Maria. Ou, embarcar nas linhas paradoras que que a partir de sexta partirão da Rodoviária Central do Gama e do Terminal da quadra 401 de Santa Maria.

A tarifa, nesses casos, será cobrada antes que o usuário chegue ao terminal do Expresso. É necessário usar os cartões de bilhetagem automática, uma vez que, por não terem cobrador, as linhas não aceitarão outra forma de pagamento.

Para o estudante, o acesso será feito de forma normal – utilizando o Passe Livre Estudantil, mesmo que as linhas ainda não tenham sido cadastradas pelo estudante ou responsável em um posto do SBA. No entanto, essa medida vale apenas para o início da operação. Portanto, é importante que o cadastramento das linhas do Expresso DF Sul seja feito o mais rápido possível.

Onde adquirir e recarregar os cartões SBA:

Terminais de Integração do Expresso Sul

Serviços: adquirir e recarregar o Bilhete Único, além de colocar mais créditos no Cidadão e no Vale-Transporte.

Estações do Expresso Sul (Periquito, CAUB, Santos Dumont e Park Way)

Serviços: adquirir o Bilhete Único.

Santa Maria

Terminal da Quadra 401

Unidade Móvel do DFTrans

Serviços: além de adquirir o Bilhete Único, recarga de Cidadão e VT.

Gama

Rodoviária Central

Posto SBA

Serviços: Todos (incluindo venda e recarga do Bilhete Único, do Cidadão e do VT).

Plano Piloto

Rodoviária, Estação Central do Metrô

Posto SBA

Serviços: além de adquirir o Bilhete Único, recarga de Cidadão e VT.

Galeria dos Estados

Posto SBA

Serviços: Todos (incluindo venda e recarga do Bilhete Único, do Cidadão e do VT).

Fonte: DFTrans