Goiânia: Novos radares são instalados na Avenida 85

Oito novos fotossensores já começaram a ser instalados na Avenida 85 para fiscalizar além do excesso de velocidade, do avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres, a ocupação indevida da faixa preferencial de ônibus pelos automóveis. Além destes, outros 12 radares serão modificados para coibir o uso da faixa do transporte coletivo, com previsão de funcionamento até o fim deste mês.

A nova medida tem dividido a opinião dos motoristas e usuários do transporte coletivo que passam pelo trecho. Para o engenheiro eletricista João Paulo Oliveira, a implantação pode tumultuar ainda mais a avenida. “Eu passo aqui todos os dias para ir trabalhar e tenho visto que essa intervenção vem provocando congestionamentos na via. Alguns ainda utilizam a faixa exclusiva, mas logo terão de parar. Por isso acredito que o tumulto será ainda maior daqui para frente”, diz.

Para a estudante Carla Amorim, a melhora será significativa. “É claro que para os motoristas será um pouco ruim, mas eles podem utilizar rotas alternativas. Agora, para a gente, que utiliza diariamente os ônibus, será melhor. Ganharemos mais tempo”, acredita.

A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) esclarece, por meio de nota, que a implantação está ocorrendo de forma gradativa. Após a instalação, haverá período educativo de dez dias e só depois começam a vigorar as penalidades.

Comércio

A implantação dos fotossensores no corredor preferencial da Avenida 85 tem deixado os comerciantes receosos. Segundo eles, a instalação dificulta o acesso dos clientes, principalmente, para estacionar. O gerente da farmácia Pague Menos, Marco Túlio Quirino, teme pela possibilidade de perder a clientela. O estabelecimento fica próximo ao cruzamento da Avenida 85 com a Rua 103, logo depois de um ponto de ônibus. “Ninguém quer ser multado. E na dúvida, alguns podem deixar de parar aqui”, avalia o gerente.

Fonte: O Popular