DF: Uso do Cartão Flex ajuda a diminuir filas nas bilheterias do Metrô

Em 2014 o Metrô-DF criou uma boa alternativa para evitar as filas nas bilheterias das estações nas horas de pico: o Cartão Flex. Com ele, o usuário carrega várias viagens e ainda ganha um bônus de 5% no valor da passagem o que, cumulativamente, representa que a cada 20 viagens do usuário, uma sairá de graça.

O mesmo bônus existe para o Cartão Múltiplo, mas ao contrário do Flex, o usuário precisa fazer um cadastro prévio no site do Metrô-DF (www.metro.df.gov.br) antes de utilizar o cartão.

Os cartões Flex e Múltiplo foram criados para incentivar os usuários a carregarem créditos equivalentes a várias viagens, em vez de comprar o bilhete unitário a cada vez que usar o metrô. Dessa forma, além de evitar filas, a Companhia espera diminuir os custos de impressão de cartões, fidelizar os usuários dos cartões, facilitar o acesso ao sistema e proporcionar uma operação mais dinâmica.

Para um maior controle e segurança, os dois cartões permitem a consulta do saldo a qualquer momento nas bilheterias e nos totens instalados em todas as estações.

Cartão Flex

O Cartão Flex pode ser adquirido diretamente nas bilheterias. Ele não fica retido no bloqueio e deve ser levado junto com o usuário para o uso em futuras viagens. A cada acesso é debitado exatamente o valor relativo à tarifa do dia, observando as diferenças de R$ 3 de segunda a sexta-feira e R$ 2 aos finais de semana e feriados.

Cartão Múltiplo

O Cartão Múltiplo é adquirido mediante cadastro prévio no site e proporciona ainda mais segurança ao usuário. O cartão permite ainda a inserção de créditos pela internet e, em caso de extravio, é possível recuperar o crédito existente, uma vez que os dados ficam armazenados num sistema e não no próprio cartão.

Fonte: Metrô-DF