Série HP Transportes: HP reduz poluição por meio de programa que une fortalecimento financeiro e sustentabilidade

Quando uma empresa assume a responsabilidade socioambiental, não só contribui para a preservação do meio ambiente como também melhora sua imagem institucional aos olhos do consumidor e de seus funcionários. É o caso da HP Transportes Coletivos LTDA, concessionária do serviço da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC). Por meio do Programa de Incentivo ao Motorista (Primo), a empresa desenvolve medidas de redução de impacto ambiental ao mesmo tempo em que reconhece o compromisso de seus motoristas com a iniciativa.

Segundo as regras do Primo, os motoristas são premiados de acordo com o biocombustível que conseguem economizar. “Com o programa, todos saem ganhando: o motorista, que recebe uma parte do que economizou; o cliente, beneficiado pela boa conduta do motorista, e o meio ambiente”, destaca o motorista da HP Transporte, Ricardo Londe Rodrigues. 

O programa é dividido em duas metas. Na primeira, a dupla de motoristas que conduz cada veículo deve ficar atenta ao rendimento do combustível. Nessa etapa, o biodiesel economizado é convertido no valor do litro do combustível. Já a segunda meta depende exclusivamente do esforço individual dos participantes, pois nela são avaliados itens sobre a conduta profissional.


Resultados

O programa está em sua terceira edição e já foram economizados 312.279 litros de diesel, possibilitando que 834.101 quilos de dióxido de carbono (CO2) não fossem emitidos pelos veículos. No âmbito econômico, nos anos de 2012 e 2013 os motoristas receberam um pouco mais de R$ 193 mil, pagos em duas parcelas através do Cartão de Premiação Premium Pass, que permite ao trabalhador premiado adquirir bens em lojas credenciadas. Os motoristas que continuarem atingindo as metas receberão as parcelas do Premium Pass em fevereiro e julho de 2015.


Quanto aos impactos ambientais, os resultados parciais de 2014 revelam que a HP Transportes teve a melhor performance obtida num único mês desde 2009. Em outubro deste ano, foram economizados 45 mil litros de biodiesel, 121,7 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidos e 79% dos motoristas conseguiram cumprir as metas do projeto. “Esses resultados expressam um dos maiores objetivos da HP Transportes, que é reduzir a emissão de dióxido de carbono. Para a empresa, o trabalho do motorista tem relação direta com os impactos no meio ambiente e por isso ensinamos para nossos profissionais a importância do que chamamos de 'condução verde’, ou seja, dirigir de forma sustentável”, explica o gestor de transporte e pessoas da HP Transportes, Hugo Santana.

Fonte: Revista NTU Urbano