DF: Metrô registra nova falha em motor de vagão nesta segunda

Uma falha no motor de um dos vagões do Metrô do Distrito Federal levou à paralisação do serviço na manhã desta segunda-feira (26). Segundo o órgão, o problema durou cinco minutos e não havia passageiros na composição afetada.

O vagão com problemas estava na estação Arniqueiras, em Águas Claras, e foi rebocado. Pelas redes sociais, passageiros reclamaram de atrasos na saída dos trens. Por volta das 7h40, de acordo com o Metrô, o funcionamento já havia sido normalizado.

Problemas

Na última quinta-feira (22), o sistema de trens registrou uma série de problemas elétricos, que levaram a um princípio de incêndio e a explosões em três veículos da rede. Passageiros e moradores de prédios próximos à linha registraram, em vídeo, os clarões e o desespero de quem estava nos carros atingidos

Segundo levantamento do GDF, os acidentes foram causados por falta de manutenção e de renovação dos equipamentos. A partir desta análise, o governo anunciou que vai renovar os contratos de manutenção e licitar 10 novos trens até o fim deste semestre.

A verba para a licitação consta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e não envolve dinheiro do Tesouro local. Segundo o Metrô, a concorrência tem investimento previsto de R$ 220 milhões, vindos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.

O Metrô anunciou, ainda, a criação de um "núcleo de antecipação de crise", sem detalhar como será composta a nova equipe e se novos servidores serão contratados. Nesta sexta (23), segundo a companhia, o sistema apresentou funcionamento normal.

Fonte: G1 DF