DF: DER multa 171 motoristas por desrespeitar faixa exclusiva na EPTG


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou nesta terça-feira (6) que aplicou 171 multas a motoristas de carros e motos por trafegarem na faixa exclusiva para ônibus na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Os fiscais iniciaram a fiscalização nesta segunda-feira (5).

A infração é considerada grave, com pena de cinco pontos na carteira e multa de R$ 126,69. Nos dois sentidos, a pista esquerda é destinada a ônibus, veículos de transporte escolar autorizados pelo DER e táxis.

A faixa exclusiva foi implantada no dia 31 de janeiro e é a segunda em vias do DF. A Estrada Parque Núcleo Bandeirante recebeu o corredor no dia 27 de dezembro. A fiscalização na via começou no dia 13 de fevereiro, após um período de conscientização dos motoristas.

A W3 Sul vai ser a terceira via do Distrito Federal a ter uma faixa exclusiva para ônibus. A partir de 15 de março, a pista da direita, nos dois sentidos e ao longo dos sete quilômetros da via, deverá ser utilizada apenas por esses veículos. A pintura da faixa exclusiva ocorreu no dia 26 de fevereiro.

De acordo com o GDF, nos próximos meses, as avenidas Hélio Prates e Elmo Serejo, o Eixo Monumental, a Estrutural e a BR-020 também vão ganhar corredores exclusivos.

Fonte: G1 DF (http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/03/der-multa-171-motoristas-por-desrespeitar-faixa-exclusiva-na-eptg.html)